Projetos

 

 

A seguir, o projeto mais recente do qual o GEPLIT USP participa:

 

  •  Leituras Italianas (iniciado em 2020)

 
"Leituras Italianas" é um projeto integrado organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal da Bahia (UFBA), realizado em parceria com outras instituições como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
 
A proposta é divulgar textos e autores da literatura italiana por meio de vídeos, promovendo a circulação do que se vem estudando nas universidades brasileiras e nos diferentes grupos de pesquisa.
 
Os vídeos são veiculados através de nossas redes sociais, que podem ser facilmente acessadas na aba Contato.
 
 
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
 
Confira abaixo alguns dos projetos dos quais participamos anteriormente:
 
 
 
 
 
O projeto “Literatura e arte no pensamento italiano contemporâneo”, aprovado pelo Edital Escola de Altos Estudos – CAPES (Edital 14/2018 CAPES 88881.198177 / 2018-01), foi realizado no ano de 2019 pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da UFSC e o Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas da USP.
 
 
 
 
Escola de Altos Estudos - Capes

 

Escola de Altos Estudos - Aurora
 
 
Escola de Altos Estudos - Testa

 

 
 
 
 

O Dicionário da Literatura Italiana Traduzida é produto da cooperação das equipes da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), empenhadas, desde 2010, em um projeto de amplas dimensões e longa duração. O grupo de pesquisa, composto por pesquisadores das duas universidades, nasceu do projeto "A literatura italiana traduzida no sistema literário nacional", de Patricia Peterle, que teve apoio do CNPq pelo Edital Ciências Humanas (processo n° 400500/2010-8, 2010-2013). Um dos frutos do projeto, coordenado pelos professores doutores Patricia Peterle (UFSC), Andrea Santurbano (UFSC) e Lucia Wataghin (USP), foi a criação de um dicionário eletrônico das obras da literatura italiana traduzidas no Brasil.